Saber quando a pandemia vai acabar tornou-se uma das questões mais comuns em 2021. E cada pessoa pode ajudar na resposta.
A pandemia por Covid-19 mudou o mundo. Todos nós tivemos as rotinas modificadas devido às necessárias adaptações.
Muitas atividades no escritório passaram a ser remotas. Aulas passaram da sala de aula para a sala de casa. Eventos que promoviam aglomerações foram cancelados. E, o pior: andar na rua sem máscara, virou sinônimo de grande risco.
Tudo faz com que as pessoas perguntem quando a pandemia vai acabar. A resposta é buscada todo dia nos programas de TV, nas páginas da internet e em fontes confiáveis. Mas, infelizmente, essa resposta pode demorar a chegar.
Por que a pandemia por covid-19 demora tanto para acabar?
Pandemia é o descontrole de uma determinada epidemia, que passa a atacar diversas partes do mundo ao mesmo tempo. E na história recente, houveram muitas.
No início do século XX, houve a pandemia por gripe espanhola, que durou apenas 1 ano (1918-1919), e causou, pelo menos, 50 milhões de mortes.
Já no início do século XXI, a pandemia por Influenza alcançou números preocupantes até ser controlada com vacinas.
As vacinas, inclusive, tiveram papel importante para controlar surtos de sarampo, varíola e poliomielite.
Portanto, o final da pandemia por Covid-19 está totalmente atrelado ao desenvolvimento de vacinas eficazes contra as doenças e suas variantes.
O que fazer para a pandemia acabar logo?
Como podemos notar, a vacinação tem papel fundamental para controlar pandemias, epidemias e surtos.
Portanto, para acelerar a resposta sobre quando a pandemia vai acabar, é importante que cada pessoa esteja com suas devidas doses de vacina em dia e, principalmente, siga com todos os cuidados de prevenção quanto ao distanciamento social, higienização das mãos e uso de máscaras.
Isso porque variantes, como a delta, podem reduzir os efeitos da imunização caso alcancem novas mutações, tornando-se mais resistentes.
Veja também: O que é healthanalytics e sua importância para a saúde populacional.
Como estão os casos de Covid-19 nas cidades brasileiras?
Outra atitude importante é manter a atenção quanto aos dados da doença em cada cidade. Entender possíveis aumentos nos índices é fundamental para que governantes e empresas reforcem suas atitudes preventivas que vão reduzir a circulação do vírus.
E no painel Covid em 15, da Zetta, é possível saber com antecedência de 15 dias como estarão os novos casos, índice de contágio, disponibilidade de leitos e até mesmo a evolução no número de vacinadas em centenas de cidades do Brasil.
Aproveite e veja agora mesmo como estarão os casos na sua cidade: acesse covidem15.com.br e previna-se com antecedência.
Su modo de contarlo todo en este párrafo es realmente agradable, todos podrán entenderlo sin esfuerzo. Muchas gracias.