Será que em 2022 a pandemia vai mesmo acabar? Os cenários são otimistas, mas não definitivos. Confira!
Em setembro de 2021, o Brasil chegou à triste marca de 600 mil mortos por consequência da Covid-19. Além de muitas dúvidas sobre quando a pandemia vai acabar, os dados trazem o medo do quanto o vírus pode evoluir para novas cepas, embora as taxas de contágio estejam diminuindo conforme o avanço da vacina.
Em meio a tantas incertezas, é importante ficar de olho no avanço da vacinação em todo o país.
E para entender melhor se o fim da pandemia realmente está próximo, continue a leitura.
Em 2022 a pandemia vai acabar?
A transmissão de Covid-19 ainda pode entrar em muitas possibilidades até que seja totalmente controlada.
Nesse sentido, o divulgador científico, Átila Iamarino, indica 3 possíveis cenários sobre o fim da pandemia:
Cenário 1
Nesse cenário, os casos de coronavírus continuam sendo contidos por meio das vacinas. Conforme mais pessoas se vacinam, mais a Covid-19 fica residualmente apenas em casos leves.
Entretanto, os idosos continuarão precisando de atenção redobrada, já que a imunidade da vacina é temporária e os deixam vulneráveis novamente, o que leva à necessária dose de reforço.
Cenário 2
Nesse caso, não só os idosos teriam uma imunidade temporária, mas todas as pessoas. Portanto, as aglomerações e o não uso de máscaras levariam a novas altas de transmissão e mortes. As vacinas de reforço seriam periodicamente necessárias a toda a população.
Cenário 3
Seria o pior cenário. Nesse caso, o vírus aprenderia a escapar dos imunizantes contidos nas vacinas, o que levaria a novos e graves surtos. E no caso de as pessoas não estarem mais usando máscaras e se aglomerando, o vírus encontraria o mundo menos preparado do que no início da pandemia. Isso porque, antes, o vírus infectava entre 2 e 3 pessoas. Agora pode infectar 9.
Quando será o fim da pandemia?
Não é possível definir um período preciso sobre o fim da pandemia. A única maneira de saber se em 2022 a pandemia vai acabar, é acompanhando o número de vacinados em cidades e estados para garantir que o vírus está circulando cada vez menos.
Quando a maior parte da população mundial estiver vacinada e houver maior controle sobre o reconhecimento de novas variantes, bem como seu controle, o mundo estará mais próximo de ver o fim da pandemia por coronavírus.
- Veja também: fim da pandemia de Covid-19 – saiba quando será.
O que fazer para saber quando a pandemia vai acabar?
Acompanhar os números de vacinados por região é tão importante quanto incentivar que as pessoas se vacinem.
Regiões que têm poucos vacinados podem ser problemáticas para a certeza de que em 2022 a pandemia vai acabar.
Para esse acompanhamento, a Zetta preparou a plataforma Dados da Covid, que indica os índices de transmissão da doença, leitos ocupados e também os rankings de vacinação por região, idade e tipos de vacina. Acesse dadosdavacina.com.br, fique sempre de olho e faça a sua parte para ter a certeza de que, em breve, a pandemia vai acabar.